Arte social – criação coletiva

COLETIVO DE ARTISTAS VISANDO PROMOVER NOVAS SENSAÇÕES E PROVOCAR ESTADOS MÚLTIPLOS DE LIBERDADE INTERIOR

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A COZINHA DO ARTIXX


O Processo:
Foi a partir da proposta “O BOLO”, já postada no blog ARTIXX, que começamos a pensar no convite do Professor de Artes, Francisco Soares Neto, da UTFPR, para realizarmos uma ação artística com seus alunos, das turmas Técnico Integrado de Eletrônica, Mecânica, Segurança do Trabalho e Gestão de Empresas do 1º período do Ensino Médio. Ampliando a ideia de Giovana Casagrande, o Coletivo ARTIXX elaborou e executou “Conceito de Bolo” realizado na Sede Social da ASSUTEF–PR, anexo da Universidade, envolvendo aproximadamente 140 estudantes.

CONCEITO DE BOLO

Experimentações artísticas

Janela virtual entre espaço real e o espaço da casa

Momento lúdico – criação do bolo

Sensações inebriantes – sons e aromas

Provocar encontros criativos

Abraçar a vida por meio das relações humanas














Acessar A Cozinha do ARTIXX e visualizar novos espaços abertos por meio da relação com o outro. Espreitar e participar intensamente do momento criativo, libertando a imaginação do virtual para o real, como se existisse uma janela aberta no tempo.

Experimentar o efêmero, a intimidade que envolve o doméstico,
a banalidade de pequenas ações do cotidiano de modo
virtual e de maneira lúdica no real.

Presenciar e observar os ruídos dos passos, dos gestos
ao movimentar pratos e talheres, escutando
o som do liquidificador ao fazer o bolo que prende
a atenção para o desconfortável e o desconcertante.

Sentir o aroma que exala, envolve e remete a lembranças do
passado ou mesmo a lugares prazerosos guardados na intimidade.

Viver o individual e se conectar no coletivo.
Fazer amizades, explorar e dar oportunidade ao desconhecido,
experimentar coisas pela diversão são momentos
fugazes de felicidade e bem estar.


Oferecer o Bolo promovendo encontros entre pessoas,
compartilhando momentos prazerosos com amigos
e familiares em proporções amplas de generosidade.


COLETIVO ARTIXX
2011

Carla Assis
Giovana Casagrande
Regiane Bressan
Rogério Guiraud
Sergio Moura

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O BOLO

Ingredientes:

· Experimentações artísticas em vídeo arte.
· Rompimento de tempo e lugar entre o observador e a cozinha da casa.
· Conexão virtual no limite entre o espaço do espectador e o espaço de casa.
· O barulho incessante ao som do ritmo da cidade.
· Romper com os limites estabelecidos.
· Construir uma nova linguagem nas questões das relações humanas.


Modo de fazer:

Acesse o vídeo e visualize novos espaços abertos por meio da relação com o outro, espreitar e entrar na intimidade como se existisse uma janela aberta no tempo.
Entrar na cozinha e presenciar a intimidade que envolve o doméstico, a banalidade de pequenas ações do cotidiano de uma forma virtual, coloca o observador para dentro da intimidade da casa, do ambiente que não está acostumado a ver.
O barulho dos gestos e do liquidificador ao fazer o bolo prende a atenção para o desconfortável e o desconcertante.
Viver o individual e se conectar no coletivo, através de redes virtuais ou amizades fora de suas casas protegendo sua intimidade, distanciam as pessoas e as tornam cada vez mais solitárias.
Oferecer o Bolo e promover encontros entre pessoas, compartilhar momentos prazerosos com amigos e familiares.

Giovana Casagrande e Regiane Bressan


Processo Criativo - Giovana Casagrande / Edição - Regiane Bressan

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ADALICE MARIA DE ARAÚJO




ADALICE ARAÚJO

A principal intenção deste trabalho realizado coletivamente é propor a tarefa de registrar para a História a vida e obra de Adalice Araújo, posta aqui como desafio aos artistas, críticos de arte, historiadores, jornalistas, instituições e a todos aqueles que desejem emprestar seus talentos para uma retribuição de merecida justiça.

Professora, historiadora e crítica de arte, a também pesquisadora Adalice Araújo tem passagem extensa, brilhante e digna de reconhecimento por todos os paranaenses que promovem arte e cultura. Visionária,

quarta-feira, 30 de março de 2011

QUEM É O (A) ARTISTA

Como resultado de um processo de reflexão coletivo, que é base das ações do ARTIXX, decidimos ampliar nossos relacionamentos através de múltiplas trocas criativas com artistas, historiadores de arte, críticos de arte e coletivos de arte.

Como estratégia de ampliação e de encontros para o Coletivo, escolhemos realizar o registro dessas trocas, afim de compartilhar os conteúdos em nosso blog, criando o “Quem é o (a) artista”.

As nossas escolhas, para os encontros e postagens na Internet, visam desenvolver conhecimentos focados nos representantes do universo de artes visuais de Curitiba na busca dos quem vêem o mundo desde a nossa realidade local, na convergência de fazermos arte nesta mesma perspectiva: do local para o universal.

ADALICE MARIA DE ARAÚJO
Professora, Historiadora, Crítica de Arte,
autora do Dicionário de Artes Plásticas do Paraná. Na década de 1960,

quarta-feira, 16 de março de 2011

SE TUDO É ARTE, COMO SEPARÁ-LA DA POLÍTICA?

Bandeira branca, amor
Resumo Alvo de protestos de pichadores, jornalistas e militantes da causa animal, o trabalho "Bandeira Branca", de Nuno Ramos, foi desmontado na 29ª Bienal de São Paulo, por determinação do Ibama, que o havia autorizado. O artista faz uma defesa da legalidade da obra e reflete sobre consensos e rupturas inerentes à atividade artística.

PROCUREI INTENCIONALMENTE matar três urubus de fome e de sede no prédio da Bienal de São Paulo. Pus ali imensas latas cheias de tinta escura,

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

NÃO AO NÃO

“Isto não é arte”
Pierre Bourdieu no livro “A economia das trocas simbólicas” ¹ disserta sobre o mercado de obras de arte analisando o sistema de arte, sua formação e evolução histórica concluindo, entre outros detalhes, sobre componentes deste sistema específico que tocou-nos diretamente ao lermos o que foi chamado de “Edital de Exposições 2010 do Grupo Livrarias Curitiba”.
O autor marca um período, o Sec. XIV, como início de um processo de “autonomização” do artista que teria produzido na desejada separação da tutela da Igreja e do Estado, um outro aparato de “validação” da obra de arte com determinados efeitos colaterais. Com o desenvolvimento cultural sob novos parâmetros que então passa a incluir uma burguesia que foi se afirmando, o sistema de arte, segundo afirma Bourdieu, assumiu características do pensamento e das práticas que se impunham no ocidente dados no formato em que se construía o processo civilizatório de que somos herdeiros.
Se antes a Igreja e o Estado davam conta de impor critérios de validação da arte, no novo modelo se acrescenta a burguesia e seus instrumentos ideológicos: o mercador, o crítico e a academia. P. Bourdieu afirma que, de forma descontínua esta fórmula é a base da “indústria cultural” apontada por Adorno e Horkheimer no século XX!
Foi baseado nesta ordem teórica e na prática de realizadores de arte que fizemos,

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SERIGRAFIA NO ATELIER

O CAMINHO PERCORRIDO PELO ARTIXX


Projeto Mão Cheia

O projeto Mão-Cheia, desenvolvido pelo ARTIXX, propõe o coletivo e não uma esfera de consumo individual, procurou desenvolver uma relação social que vai além de uma economia produtora de bens e de serviços, mas que resultasse na recuperação do calor humano e do contato interpessoal.

Seguindo esta linha de pensamento, o de não implicar, quais as qualificações do artista e que todos tem a possibilidade para o caminho da criação, nos inserimos dentro de uma empresa de aproximadamente 40 trabalhadores promovendo arte a todos, com o propósito de valorização do ser humano, do encontro, da troca de experiências por meio das oficinas. A arte atuando como meio e não um fim, neste caso o processo passa a impor mais que o resultado.

NICOLAS BOURRIAUD, considerado o pai da Estética Relacional, refere que a “arte é um estado de encontro”, valoriza o objeto como parte integrante da sua linguagem, funcionando como veículo para concretização da relação com o outro. Mais do que ensinar técnicas artísticas o Coletivo ARTIXX estimulou uma visão maior das possibilidades que as pessoas podem alcançar pela educação, reflexão e criatividade.

Os integrantes do Coletivo ARTIXX ofereceram às pessoas da empresa diferentes formas de trabalhar o processo criativo, através de inúmeras imagens fotográficas das mãos dos funcionários deram início o desenrolar de toda a construção do projeto artístico, desenvolvidas através das oficinas oferecidas: OFICINA MURAL MÃO CHEIA, OFICINA ARTE POSTAL, OFICINA DE MÃO EM MÃO, OFICINA DE FOTOGRAFIA, OFICINA OCUPAÇÃO REVISITADA NA LENTE DO ARTIXX.

Giovana Casagrande, 2011


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MÃO CHEIA - O LOCAL E O GLOBAL NA LENTE DO ARTIXX

Dia 04/12/2010 foi o encerramento do projeto Mão Cheia. Abaixo, foto do Coletivo ARTIXX com os alunos e as empresárias Maria Aparecida e Rosângela, da Stilus Acabamento Gráfico. Ao fundo, o Mural Mão Cheia executado pelo artista Sergio Moura que foi entregue neste dia, simbolizando este ano de trabalho no Bairro Sítio Cercado, Curitiba-PR.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MÃO CHEIA - O LOCAL E O GLOBAL NA LENTE DO ARTIXX


No dia 20/11/2010, o ARTIXX esteve na Stilus Acabamento Gráfico para organizar os detalhes para o encerramento do projeto que será no dia 04/12/2010.


Giovana Casagrande e Rogério Guiraud organizando
os blocos desenvolvidos pelos alunos do projeto.



Capas dos blocos elaborados pelos alunos.




segunda-feira, 11 de outubro de 2010

MÃO CHEIA - O LOCAL E O GLOBAL NA LENTE DO ARTIXX

No dia 09/10/2010 aconteceu a segunda etapa
da oficina De Mão em Mão sob a direção de
Giovana Casagrande (em pé de blusa branca).

Giovana Casagrande, Negalise e alunos.


Algumas capas confeccionadas pelos alunos
na Stilus Acabamento Gráfico.


terça-feira, 17 de agosto de 2010

MÃO CHEIA - O LOCAL E O GLOBAL NA LENTE DO ARTIXX


A oficina do dia 14/08/2010 foi iniciada com uma mesa redonda entre o Coletivo ARTIXX e os alunos na Stilus Acabamento Gráfico. Foram destacados assuntos relevantes sobre Arte Contemporânea e o propósito deste projeto naquela empresa.

Na foto, Sergio Moura (sentado) como mediador,
Regiane Bressan (em pé) filmando e
Carla Assis captando imagens para
documentação do projeto.



Regiane Bressan ministrando
a 0ficina de Fotografia.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

quarta-feira, 21 de julho de 2010

MÃO CHEIA - O LOCAL E O GLOBAL NA LENTE DO ARTIXX


No dia 10/07/2010 foi realizada a oficina de Fotografia
sob a direção de Regiane Bressan nas dependências
da Stilus Acabamento Gráfico, no Sítio Cercado.


Da esquerda para a direita, em pé,
Regiane Bressan, Giovana Casagrande e Rogério Guiraud.
Sentadas na primeira fila, Priscila, Rosangela, Negalise e Cida.
Atrás das câmeras, captando imagens, Carla Assis e Sergio Moura.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

MÃO CHEIA - O LOCAL E O GLOBAL NA LENTE DO ARTIXX



Carla Assis ministra a oficina de Arte Postal nas dependências da Stilus Acabamento Gráfico no dia 05/06/2010.

Sergio Moura e Rogério Guiraud captam imagens
para documentação do projeto.





Aluna preenche o Cartão Postal criado
para o projeto Mão Cheia.


Alunos postam os cartões na caixa
de correio do Sítio Cercado.






Rogério Guiraud e Sergio Moura
com os alunos na Oficina Mural Mão Cheia.





Alunos interferem no mapa do bairro,
participando da Oficina Ocupação Revisitada.

terça-feira, 11 de maio de 2010

MÃO CHEIA - O LOCAL E O GLOBAL NA LENTE DO ARTIXX


Oficina realizada no dia 08 de maio de 2010 na Stilus Acabamento Gráfico,
como parte do projeto Mão Cheia - O Local e o Global na Lente do ARTIXX.

Giovana Casagrande (última à esquerda)
dirigindo a oficina Bloco de Anotações.
Negalise (primeira à direita) participa da oficina.


Regiane Bressan registra imagens para a documentação do projeto.


Acima, Sergio Moura e Rogério Guiraud.


Ao fundo, em processo, o mapa do Sítio Cercado da Oficina

Ocupação Revisitada sob a direção de Rogério Guiraud.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

SERIGRAFIA

Atelier de Sergio Moura - 05/05/2010


Rogério Guiraud, Sergio Moura e Carla Assis imprimem
em serigrafia os Blocos e Cartões Postais que fazem parte
do projeto Mão Cheia - O Local e o Global na Lente do ARTIXX.


Secagem das folhas internas dos blocos de anotações.