Arte social – criação coletiva

COLETIVO DE ARTISTAS VISANDO PROMOVER NOVAS SENSAÇÕES E PROVOCAR ESTADOS MÚLTIPLOS DE LIBERDADE INTERIOR

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ADALICE MARIA DE ARAÚJO




ADALICE ARAÚJO

A principal intenção deste trabalho realizado coletivamente é propor a tarefa de registrar para a História a vida e obra de Adalice Araújo, posta aqui como desafio aos artistas, críticos de arte, historiadores, jornalistas, instituições e a todos aqueles que desejem emprestar seus talentos para uma retribuição de merecida justiça.

Professora, historiadora e crítica de arte, a também pesquisadora Adalice Araújo tem passagem extensa, brilhante e digna de reconhecimento por todos os paranaenses que promovem arte e cultura. Visionária,

quarta-feira, 30 de março de 2011

QUEM É O (A) ARTISTA

Como resultado de um processo de reflexão coletivo, que é base das ações do ARTIXX, decidimos ampliar nossos relacionamentos através de múltiplas trocas criativas com artistas, historiadores de arte, críticos de arte e coletivos de arte.

Como estratégia de ampliação e de encontros para o Coletivo, escolhemos realizar o registro dessas trocas, afim de compartilhar os conteúdos em nosso blog, criando o “Quem é o (a) artista”.

As nossas escolhas, para os encontros e postagens na Internet, visam desenvolver conhecimentos focados nos representantes do universo de artes visuais de Curitiba na busca dos quem vêem o mundo desde a nossa realidade local, na convergência de fazermos arte nesta mesma perspectiva: do local para o universal.

ADALICE MARIA DE ARAÚJO
Professora, Historiadora, Crítica de Arte,
autora do Dicionário de Artes Plásticas do Paraná. Na década de 1960,

quarta-feira, 16 de março de 2011

SE TUDO É ARTE, COMO SEPARÁ-LA DA POLÍTICA?

Bandeira branca, amor
Resumo Alvo de protestos de pichadores, jornalistas e militantes da causa animal, o trabalho "Bandeira Branca", de Nuno Ramos, foi desmontado na 29ª Bienal de São Paulo, por determinação do Ibama, que o havia autorizado. O artista faz uma defesa da legalidade da obra e reflete sobre consensos e rupturas inerentes à atividade artística.

PROCUREI INTENCIONALMENTE matar três urubus de fome e de sede no prédio da Bienal de São Paulo. Pus ali imensas latas cheias de tinta escura,

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

NÃO AO NÃO

“Isto não é arte”
Pierre Bourdieu no livro “A economia das trocas simbólicas” ¹ disserta sobre o mercado de obras de arte analisando o sistema de arte, sua formação e evolução histórica concluindo, entre outros detalhes, sobre componentes deste sistema específico que tocou-nos diretamente ao lermos o que foi chamado de “Edital de Exposições 2010 do Grupo Livrarias Curitiba”.
O autor marca um período, o Sec. XIV, como início de um processo de “autonomização” do artista que teria produzido na desejada separação da tutela da Igreja e do Estado, um outro aparato de “validação” da obra de arte com determinados efeitos colaterais. Com o desenvolvimento cultural sob novos parâmetros que então passa a incluir uma burguesia que foi se afirmando, o sistema de arte, segundo afirma Bourdieu, assumiu características do pensamento e das práticas que se impunham no ocidente dados no formato em que se construía o processo civilizatório de que somos herdeiros.
Se antes a Igreja e o Estado davam conta de impor critérios de validação da arte, no novo modelo se acrescenta a burguesia e seus instrumentos ideológicos: o mercador, o crítico e a academia. P. Bourdieu afirma que, de forma descontínua esta fórmula é a base da “indústria cultural” apontada por Adorno e Horkheimer no século XX!
Foi baseado nesta ordem teórica e na prática de realizadores de arte que fizemos,

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SERIGRAFIA NO ATELIER

O CAMINHO PERCORRIDO PELO ARTIXX


Projeto Mão Cheia

O projeto Mão-Cheia, desenvolvido pelo ARTIXX, propõe o coletivo e não uma esfera de consumo individual, procurou desenvolver uma relação social que vai além de uma economia produtora de bens e de serviços, mas que resultasse na recuperação do calor humano e do contato interpessoal.

Seguindo esta linha de pensamento, o de não implicar, quais as qualificações do artista e que todos tem a possibilidade para o caminho da criação, nos inserimos dentro de uma empresa de aproximadamente 40 trabalhadores promovendo arte a todos, com o propósito de valorização do ser humano, do encontro, da troca de experiências por meio das oficinas. A arte atuando como meio e não um fim, neste caso o processo passa a impor mais que o resultado.

NICOLAS BOURRIAUD, considerado o pai da Estética Relacional, refere que a “arte é um estado de encontro”, valoriza o objeto como parte integrante da sua linguagem, funcionando como veículo para concretização da relação com o outro. Mais do que ensinar técnicas artísticas o Coletivo ARTIXX estimulou uma visão maior das possibilidades que as pessoas podem alcançar pela educação, reflexão e criatividade.

Os integrantes do Coletivo ARTIXX ofereceram às pessoas da empresa diferentes formas de trabalhar o processo criativo, através de inúmeras imagens fotográficas das mãos dos funcionários deram início o desenrolar de toda a construção do projeto artístico, desenvolvidas através das oficinas oferecidas: OFICINA MURAL MÃO CHEIA, OFICINA ARTE POSTAL, OFICINA DE MÃO EM MÃO, OFICINA DE FOTOGRAFIA, OFICINA OCUPAÇÃO REVISITADA NA LENTE DO ARTIXX.

Giovana Casagrande, 2011


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MÃO CHEIA - O LOCAL E O GLOBAL NA LENTE DO ARTIXX

Dia 04/12/2010 foi o encerramento do projeto Mão Cheia. Abaixo, foto do Coletivo ARTIXX com os alunos e as empresárias Maria Aparecida e Rosângela, da Stilus Acabamento Gráfico. Ao fundo, o Mural Mão Cheia executado pelo artista Sergio Moura que foi entregue neste dia, simbolizando este ano de trabalho no Bairro Sítio Cercado, Curitiba-PR.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MÃO CHEIA - O LOCAL E O GLOBAL NA LENTE DO ARTIXX


No dia 20/11/2010, o ARTIXX esteve na Stilus Acabamento Gráfico para organizar os detalhes para o encerramento do projeto que será no dia 04/12/2010.


Giovana Casagrande e Rogério Guiraud organizando
os blocos desenvolvidos pelos alunos do projeto.



Capas dos blocos elaborados pelos alunos.




segunda-feira, 11 de outubro de 2010

MÃO CHEIA - O LOCAL E O GLOBAL NA LENTE DO ARTIXX

No dia 09/10/2010 aconteceu a segunda etapa
da oficina De Mão em Mão sob a direção de
Giovana Casagrande (em pé de blusa branca).

Giovana Casagrande, Negalise e alunos.


Algumas capas confeccionadas pelos alunos
na Stilus Acabamento Gráfico.


terça-feira, 17 de agosto de 2010

MÃO CHEIA - O LOCAL E O GLOBAL NA LENTE DO ARTIXX


A oficina do dia 14/08/2010 foi iniciada com uma mesa redonda entre o Coletivo ARTIXX e os alunos na Stilus Acabamento Gráfico. Foram destacados assuntos relevantes sobre Arte Contemporânea e o propósito deste projeto naquela empresa.

Na foto, Sergio Moura (sentado) como mediador,
Regiane Bressan (em pé) filmando e
Carla Assis captando imagens para
documentação do projeto.



Regiane Bressan ministrando
a 0ficina de Fotografia.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

quarta-feira, 21 de julho de 2010

MÃO CHEIA - O LOCAL E O GLOBAL NA LENTE DO ARTIXX


No dia 10/07/2010 foi realizada a oficina de Fotografia
sob a direção de Regiane Bressan nas dependências
da Stilus Acabamento Gráfico, no Sítio Cercado.


Da esquerda para a direita, em pé,
Regiane Bressan, Giovana Casagrande e Rogério Guiraud.
Sentadas na primeira fila, Priscila, Rosangela, Negalise e Cida.
Atrás das câmeras, captando imagens, Carla Assis e Sergio Moura.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

MÃO CHEIA - O LOCAL E O GLOBAL NA LENTE DO ARTIXX



Carla Assis ministra a oficina de Arte Postal nas dependências da Stilus Acabamento Gráfico no dia 05/06/2010.

Sergio Moura e Rogério Guiraud captam imagens
para documentação do projeto.





Aluna preenche o Cartão Postal criado
para o projeto Mão Cheia.


Alunos postam os cartões na caixa
de correio do Sítio Cercado.






Rogério Guiraud e Sergio Moura
com os alunos na Oficina Mural Mão Cheia.





Alunos interferem no mapa do bairro,
participando da Oficina Ocupação Revisitada.

terça-feira, 11 de maio de 2010

MÃO CHEIA - O LOCAL E O GLOBAL NA LENTE DO ARTIXX


Oficina realizada no dia 08 de maio de 2010 na Stilus Acabamento Gráfico,
como parte do projeto Mão Cheia - O Local e o Global na Lente do ARTIXX.

Giovana Casagrande (última à esquerda)
dirigindo a oficina Bloco de Anotações.
Negalise (primeira à direita) participa da oficina.


Regiane Bressan registra imagens para a documentação do projeto.


Acima, Sergio Moura e Rogério Guiraud.


Ao fundo, em processo, o mapa do Sítio Cercado da Oficina

Ocupação Revisitada sob a direção de Rogério Guiraud.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

SERIGRAFIA

Atelier de Sergio Moura - 05/05/2010


Rogério Guiraud, Sergio Moura e Carla Assis imprimem
em serigrafia os Blocos e Cartões Postais que fazem parte
do projeto Mão Cheia - O Local e o Global na Lente do ARTIXX.


Secagem das folhas internas dos blocos de anotações.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

SERIGRAFIA – ARTE POSTAL

Atelier de Sergio Moura abril/2010.



Arte Postal no projeto Mão Cheia
O Local e o Global na Lente do ARTIXX.

O TEMPO E A ALEGRIA

"Brincando com o vento, asas da imaginação;
a alma vôa, de coração alegre".






No dia 1º de maio de 2010, o Coletivo ARTIXX entre pessoas,
reúne colegas, amigos e conhecidos e convida a comunidade da Colônia Faria,
para empinar pipa compartilhando o vento, o tempo e a alegria
no Parque Newton Freire Maia.




LA MIRADA

O Coletivo ARTIXX reúne a comunidade para revoada de pipas.



O poeta Francisco Soares Neto publicou em forma de haicai a emoção vivida.

Primeiro de maio

Pipas surfam sobre ventos
Cordéis tensionados

ARTIXX no gramado
Dia do trabalhador
Alcançando o céu

Colcha de retalhos
Alegria coletiva
Céu azul de maio
Do Xiko com abços voadores

MÃO CHEIA - O LOCAL E O GLOBAL NA LENTE DO ARTIXX

Abertura oficial do projeto Mão Cheia nas dependências da empresa Stilus Acabamento Gráfico situada no Sítio Cercado.



Em pé, da esquerda para a direita, Rogério Guiraud, Carla Assis, Sergio Moura e Giovana Casagrande. Atrás da câmera, Regiane Bressan captando imagens para a Oficina de Fotografia e para a documentação do projeto.




Oficina de Arte Postal dirigida por Carla Assis. Sergio Moura mostra aos alunos alguns procedimentos de serigrafia.










Alunos localizam pontos de interesse no mapa do Sítio Cercado que fazem parte da Oficina Ocupação Revisitada dirigida por Rogério Guiraud.