Arte social – criação coletiva

COLETIVO DE ARTISTAS VISANDO PROMOVER NOVAS SENSAÇÕES E PROVOCAR ESTADOS MÚLTIPLOS DE LIBERDADE INTERIOR

terça-feira, 8 de setembro de 2009

A TURMA DA PÓS NA CASA GOHM

Conhecer a História e reconhecer-se nos fatos que a construíram e que prosseguem na construção de tudo, é ter consciência da potência que representam o passado e o presente erigidos no tempo das coisas que são feitas; é compreender com erudição as bases do pensamento e é, também, ter o olhar pronto para premunir o futuro e seus bem guardados segredos.

Uma imagem no tempo e no espaço de que participamos é a síntese de milhares de detalhes que permitiram àquele momento ser registrado e guardado na foto e na nossa memória. O coletivo A R T I X X tem plena consciência daquele instante, uma data que cronologicamente não havia sido marcada antes de conhecermos cada um daqueles personagens, um instante que vinha sendo construído por pequenos e grandes momentos de que todos os que aparecem na foto participaram ou foram por eles tocados.

Os que chegaram até ali, por percursos diversos, e os que irão dali adiante por outros caminhos futuros não poderão negar jamais este fato: o Curso de Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea fez e fará parte importante nas nossas vidas.

Este não é um discurso de formatura do curso, mas o registro dos dados que jogamos desde que pensamos, há muitos anos, em Arte. É o reconhecimento dos muitos milhares de fatos que, fazendo parte desse mesmo jogo, contribuíram para estarmos ali, participando das construções atuais, da busca de outros infinitos dados vindouros, assim como muitos outros homens e mulheres que terão coletivamente a mesma atitude diante do espaçotempo que dividiremos. É, em especial, um reconhecimento do que deixaremos para sempre na partilha das coisas que fizemos e ainda faremos.

Enfim, compreendemos que somos parte da construção coletiva do que chamamos de História! Olhamos para a História com percepção de artistas por tudo que recebemos e doamos, não somente em 2008.

A foto da turma é, para o A R T I X X, um ponto de referência que nos situa no tempo histórico do encontro e na necessidade impulsiva de sermos artistas ao fazermos arte contemporânea. Nos gestos em que deixamos à mostra o vínculo sereno com o passado, há uma segura intenção presente de ação estética de propor a transformação da compreensão de todos no rumo indicado pela sensibilidade e beleza contidas na alegria de fazer as coisas simples. É isso que ficou expresso na foto na fisionomia dos colegas da casa Gohm.

CONVITE
O A R T I X X propõe, a partir da percepção dessa realidade, que prossigamos na caminhada rumo a um futuro em que todos possamos compreender melhor a força que proporcionam nossos encontros marcados com o fazer e o pensar a Arte. Essa caminhada, em parceria com o Outro com quem fruímos o tempo e o espaço que percorremos neste planeta, deve nos levar até onde possamos reconciliar a Arte com a razão ética da existência, num fazer artístico sempre voltado para o futuro compreendido no que a História nos proporciona, visando a vida plena como a razão de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário