Arte social – criação coletiva

COLETIVO DE ARTISTAS VISANDO PROMOVER NOVAS SENSAÇÕES E PROVOCAR ESTADOS MÚLTIPLOS DE LIBERDADE INTERIOR

quarta-feira, 30 de março de 2011

QUEM É O (A) ARTISTA

Como resultado de um processo de reflexão coletivo, que é base das ações do ARTIXX, decidimos ampliar nossos relacionamentos através de múltiplas trocas criativas com artistas, historiadores de arte, críticos de arte e coletivos de arte.

Como estratégia de ampliação e de encontros para o Coletivo, escolhemos realizar o registro dessas trocas, afim de compartilhar os conteúdos em nosso blog, criando o “Quem é o (a) artista”.

As nossas escolhas, para os encontros e postagens na Internet, visam desenvolver conhecimentos focados nos representantes do universo de artes visuais de Curitiba na busca dos quem vêem o mundo desde a nossa realidade local, na convergência de fazermos arte nesta mesma perspectiva: do local para o universal.

ADALICE MARIA DE ARAÚJO
Professora, Historiadora, Crítica de Arte,
autora do Dicionário de Artes Plásticas do Paraná. Na década de 1960,

quarta-feira, 16 de março de 2011

SE TUDO É ARTE, COMO SEPARÁ-LA DA POLÍTICA?

Bandeira branca, amor
Resumo Alvo de protestos de pichadores, jornalistas e militantes da causa animal, o trabalho "Bandeira Branca", de Nuno Ramos, foi desmontado na 29ª Bienal de São Paulo, por determinação do Ibama, que o havia autorizado. O artista faz uma defesa da legalidade da obra e reflete sobre consensos e rupturas inerentes à atividade artística.

PROCUREI INTENCIONALMENTE matar três urubus de fome e de sede no prédio da Bienal de São Paulo. Pus ali imensas latas cheias de tinta escura,